Pesquisadoras/es do PPGL Ufes apresentam importantes trabalhos em 2025

Neste final de 2025 o saldo de trabalhos produzidos por docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Espírito Santo é deveras significativo. São artigos (em periódicos especializados), capítulos de livros, livros autorais, organização de livros e eventos de reverberação nacional e internacional. Além disso, pesquisadoras/es do PPGL apresentaram trabalhos em eventos da área de Letras e afins, ampliando a rede de colaborações com pesquisadoras/es de universidades brasileiras e estrangeiras.

Todas essas frentes de atuação têm impactado positivamente a formação e a originalidade das pesquisas de mestrandas/os e doutorandas/os do Programa. O curso de Mestrado em Letras é oferecido desde 1999 e o curso de Doutorado em Letras desde 2010. Desde esse período o PPGL já formou 295 mestres e 143 doutores e conta com 70 pesquisadores regularmente matriculados, sendo 29 no mestrado, 41 no doutorado, além de pós-doutorandos, que ampliam a rede de interlocução e trazem novas perspectivas às pesquisas em curso.

Entre as tantas produções do período, sublinhamos os resultados de pesquisa de pós-doutorado da Profa. Andressa Nathanailidis, como o artigo em torno da “Arte e dialogismo: uma leitura crítica bakhtiniana sobre o período nacionalista de Claudio Santoro", publicado em 2025 no v. 19 da revista DAPesquisa (revista da Udesc, acessível pelo endereço

https://www.revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/27564 )

Além desse artigo, a pesquisadora publicou 4 capítulos de livros em parceria com outros pesquisadores: 1. CUNHA, L. O.CASARA, G. C. M. ; NATHANAILIDIS, A. Z. . Entre a performance e a composição: o protagonismo de Jocy de Oliveira. In: Alice Fátima Martins; Fábio Uchôa; Regilene Sarzi-Ribeiro. (Org.). Arte e Ciência: desafios e oportunidades. 1ed.: Ria Editorial, 2025, v. I, p. 32-58; 2. NATHANAILIDIS, A. Z.; MOREIRA, F. . Ressignificações Contemporâneas do Mito de Sísifo e a Trajetória de Glenn Gould. In: Alice Fátima Martins; Fábio Uchôa; Regilene Sarzi-Ribeiro. (Org.). Arte e Ciência: desafios e oportunidades. 1ed.: Ria Editorial, 2025, v. I, p. 250-266; 3. NATHANAILIDIS, A. Z.; SANTANNA, L. . A reconstrução do passado através da arte: os saraus como desaceleração midiática em tempos de hiperconectividade. In: Alice Fátima Martins; Fábio Uchôa; Regilene Sarzi-Ribeiro. (Org.). Manifestações Artísticas. 1ed.: Ria Editorial, 2025, v. , p. 84-100; 4. NATHANAILIDIS, A. Z.. O homem situado e a canção rapper. In: Rodrigo Hipólito José Cirillo Angela Grando. (Org.). Seminários em arte e cultura volume 1. ed.Vila Velha, 2025, v., p. 74-88.

A Profa. Arlene Batista da Silva, por sua vez, tem feito um sensível trabalho de inclusão de pessoas com deficiência auditiva na Universidade Federal do Espírito Santo e outras instâncias nacionais. Publicou, recentemente, com Raquel Zuleika Kieper o artigo “As experiências de inclusão/exclusão das primeiras mestras surdas na Pós-graduação em Letras na Universidade Federal do Espírito Santo"

(o artigo pode ser acessado pelo endereço https://www.researchgate.net/publication/392460768_AS_EXPERIENCIAS_DE_INCLUSAOEXCLUSAO_DAS_PRIMEIRAS_MESTRAS_SURDAS_NA_POS-GRADUACAO_EM_LETRAS_NA_UNIVERSIDADE_FEDERAL_DO_ESPIRITO_SANTOTHE_INCLUSIONEXCLUSION_EXPERIENCES_OF_THE_FIRST_DEAF_FEMALE_GRADUAT )

O prof. Visitante do PPGL Carlos Versiani vem apresentando trabalhos e performances que relacionam teatro e literatura, contribuindo para a abertura de novos estudos no Programa. Recentemente, aprovou com Marcus de Martini uma proposta de evento tematizando a tradução, no Edital de apoio a eventos técnico científicos Fapes.  

Outro trabalho de destaque é o da Profa. Fabíola Padilha, com histórico de atuação em diversas áreas dos estudos literários, especialmente sobre a literatura de testemunho. Recentemente, a pesquisadora publicou com Camila Dalvi o artigo “Persistência da dominação masculina: bovarismo e doramas”, no Anuário de Literatura, v. 30, p. 1-21, 2025 (link de acesso ao artigo: https://doaj.org/article/4b44df8803794e89bfbdffc3940c4b87 ). Fabíola Padilha, que prefaciou um livro de contos do escritor Bernardo Kucinski, publicou (ainda em 2025) o capítulo de livro intitulado “A nova ordem, de Bernardo Kucinski: uma distopia em tempos sombrios”. In: Ruth Ferreira Bastos. (Org.). Psicanálise e Arte. 1ed.Vitória: Cousa, 2025, v. 1, p. 33-47.

O Prof. Gaspar Paz, publicou o livro Impressões nômades. Vitória: Editora Cousa, 2025 e organizou, com Thaynã Targa, uma compilação de escritos do filósofo Gerd Bornheim (Filosofia e política, com prefácio de Marilena Chaui), lançada recentemente pela Edufes (https://edufes.ufes.br/items/show/802 ).

Leni Ribeiro Leite, professora permanente do PPGL Ufes e Associate Professor of Classics na University of Kentucky, tem se destacado com estudos sobre Literatura na antiguidade e no ensino de Latim. Publicou, recentemente, o artigo LEITE, LENI RIBEIRO; NASCIMENTO, DREYKON FERNANDES . “Uses of the Aeneid in (1769), by Basílio da Gama, as indices of between the epic and the tragic”. Classical Receptions Journal, v. 17, p. 1-19, 2025; e LEITE, LENI RIBEIRO; COUTINHO, T.F. . A exemplaridade na Farsália, de Lucano as figuras tirânicas de Sula e Mário na narração do ancião (Luc. 2.68-232). NUNTIUS ANTIQUUS, v. 21, p. 1-37, 2025. A pesquisadora organizou ainda em 2025 o livro (Org.) ; LEITE, LENI RIBEIRO (Org.). Estudos Clássicos: Questões Epistemológicas, Teóricas e Analíticas. 1. ed. São Paulo: Odysseus, 2025. v. 1. 336p (https://www.odysseus.com.br/estudos-classicos-questoes-epistemologicas-teoricas-e-analiticas ); e publicou 2 capítulos em livros acadêmicos: 1. FORTES, F. S. ; LEITE, LENI RIBEIRO . Os Estudos Clássicos na contemporaneidade. In: Fabio da Silva Fortes; Leni Ribeiro Leite. (Org.). Estudos Clássicos: Questões Epistemológicas, Teóricas e Analíticas. 1ed.São Paulo: Odysseus, 2025, v. 1, p. 7-17; 2. LEITE, LENI RIBEIRO. Prefácios epistolares de Estácio como autorrepresentação. In: Cleber Vinicius do Amaral Felipe. (Org.). Retórica dos paratextos: da Antiguidade ao século XVIII. 1ed.Teresina: Cancioneiro, 2025, v. 1, p. 143-156.

O prof. Luis Eustáquio Soares, atual coordenador do PPGL Ufes, publicou o ensaio “O complexo de Arcádia na Literatura brasileira”, em A Terra é Redonda, v. 1, p. 3-8, 2025 (https://aterraeredonda.com.br/pesquisa/#q=luis%20eust%C3%A1quio%20soares ), além de outros artigos. Um deles em parceria com Luis Ausse e Diana Barbosa, intitulado “A vida na senzala do Ocidente em Quarto de Despejo: diário de uma favelada de Carolina Maria de Jesus. Revista Decifrar, v. 13, 2025; outro, em parceria com Serrano, “O surrealismo latino-americano no conto ?Los subconscientes?, de Luis Britto García”. Revista Interdisciplinar, v. 43, p. 187, 2025.

A profa. Maria Amélia Dalvi, com uma atuação notável no PPGL Ufes, tanto pela produção acadêmica nas áreas da literatura, política e educação, como pela recente gestão como coordenadora do Programa. Maria Amélia Dalvi publica o livro Palestina e outros poemas, composto de duas partes: uma primeira chamada “palestina” (composta de 21 quadras de métrica regular, entrecortada por reproduções de fragmentos jornalísticos retrabalhados ficcionalmente), dedicada ao conflito/genocídio em curso perpetrado pelo sionismo; e uma segunda parte composta por poemas de teor político, metalinguístico/metaliterário e erótico-amorosos (traços recorrentes na obra da autora). Pré-venda pela Editora Pedregulho (https://www.lojapedregulho.com.br/maria-amelia ). Maria Amélia Dalvi integrou ainda a organização da parte 2 do número temático “Marxismo, Arte e Educação”, contribuição para debates acerca da interface entre arte e educação. O dossiê dá enfoque ao Ensino das Artes, e problematiza a formação, a humanização, a arte, a prática pedagógica sob a perspectiva do materialismo histórico. Acesso pelo link abaixo:

https://www.instagram.com/p/DSKyA-xjU6N/?igsh=MW5idWV5eWkxZG96MA==

A revista Terra roxa e outras terras publicou o artigo “O risível mundo às avessas em Elisa Lucinda: a questão racial em foco”, de Thiara Cruz de Oliveira e da profa. do PPGL Michele Freire Schiffler. Michele Schiffler vem se dedicando a performance, corporeidades femininas e decolonialidade. Na mesma edição há um artigo de Jerson Oliveira Mendes Junior e Vitor Cei, intitulado “A escrita de mulheres negras e as cosmopercepções africanas em "Mata Doce" (2023), de Luciany Aparecida”. Os trabalhos podem ser acessados pelo link:

https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/terraroxa/issue/view/2087

O professor Marcus de Martini, especialista em estudos da tradução, publicou o capítulo de livro “A teoria da Literatura, o currículo e outros monstros”. In: Bruno Domingues Machado; Lucas Bento Pugliesi ; Maurício Chamarelli Gutierrez. (Org.). TEORIA, LITERATURA E ENSINO. 1ed.Aracaju: Criação, 2025, v. , p. 15-40.

A professora Maria Mirtis Caser, com histórica contribuição ao PPGL Ufes, especialmente em estudos de gênero e manifestações literárias de língua espanhola, publicou 4 artigos em parceria com pesquisadoras/es do PPGL

1. CASER, MARIA MIRTIS; LEITE, MARIANA MARISE FERNANDES . “A narrativa como subversão da história única em O som do rugido da onça, de Micheliny Verunschk”. ESTUDOS DE LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA, v. 1, p. 1-13, 2025; 2.  PASLAWSKI, LUANA GABRIELA ;CASER, MARIA MIRTIS. “Homens negros em Canção para ninar menino grande, de Conceição Evaristo”. Palimpsesto, v. 24, p. 264-283, 2025; 3. CASER, MARIA MIRTIS; ZACHÉ BYLAARDT, RIVANA ; CAZÉ DOS SANTOS, SÉRGIO WLADIMIR . “(In)submissão feminina à censura masculina: leitura crítica e tradução de dois contos de Emilia Pardo Bazán”. Feminine (in)submission to male censorship: critical reading and translation of two short stories by Emilia Pardo Bazán. MATRAGA, v. 32, p. 403-417, 2025; 4. CASER, MARIA MIRTIS; GONCALVES, F. S. . A boneca perdida e os perigos de uma noite na praia. DARANDINA REVISTELETRÔNICA, v. 17, p. 70-88, 2025.

O professor Nelson Martinelli Filho, pesquisador do CNPq e um dos organizadores do Memorial poético dos anos de chumbo (com Wilberth Salgueiro e Marcelo Ferraz), publicou com pesquisadoras/res do PPGL e Ifes os artigos: 1. SIERPE, E. C. ; MARTINELLE, M.MARTINELLI FILHO, N. “Multimodalidade na leitura de poesia e a escrita criativa na sala de aula”. THE ESPECIALIST (PUCSP), v. 46, p. 186-213, 2025; 2. MOURA, CRISTINA; MARTINELLI FILHO, Nelson . Sobre a vertente política na escrita crítica e literária de Paulo Roberto Sodré. TEXTO POÉTICO, v. 21, p. 96-121, 2025.

A profa. Orzilei Teresa Marcilino, que se dedica à educação etnico-racial e à literatura indígena, publicou o artigo MARCILINO, O. T.; VIEIRA, C. da S.  "Análise dos contos 'Hariporia, a origem do açaí' e 'Amor originário': reflexões sobre a Literatura Indígena em sala de aula". Revista Contexto (UFES), v. 1, p. 90-113, 2024.

O professor Roberto Ferreira, publicou um artigo no recente número da Revista Brasileira de Literatura Comparada. O dossiê desta edição é dedicado ao Surrealismo. O artigo analisa o romance "The Underground Railroad: Os Caminhos para a Liberdade, de Colson Whitehead" e pode ser acessado pelo link: https://www.scielo.br/j/rblc/

O Professor Robson Loureiro faz um trabalho de alargamento das fronteiras da crítica literária, em diálogo ativo com campos da filosofia, artes e educação. Publicou com outros pesquisadores o artigo LANGONI, A. C. ; MOLINI, T. S. F.LOUREIRO, R. “Literatura e formação crítica: Fahrenheit 451 e o Diário de Anne Frank em quadrinhos como ferramentas de resistência e emancipação”. CADERNO PEDAGÓGICO (LAJEADO. ONLINE), v. 22, p. 1-19, 2025.

João Claudio Arendt, Professor na Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e professor voluntário permanente no Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Espírito Santo, e o Professor Sergio Amaral (Professor do DLL e do PPGL Ufes) têm realizado um excelente e fundamental trabalho de edição das revistas do Neples (Núcleo de Estudos e Pesquisas da Literatura do Espírito Santo) e do PPGL Ufes. João Claudio Arendt como editor da Revista Contexto, publicou a memorável edição em torno da obra de José Saramago https://periodicos.ufes.br/contexto/issue/view/1755

O professor Sergio Amaral, em parceria com Paulo Roberto Sodré e Vitor Cei organiza a atual edição de Revista Fernão que será lançada ainda no mês de dezembro de 2025.

O professor Vitor Cei, bolsista pesquisador Capixaba (Fapes)em pré-venda do romance experimental Metafísica de Carrasco, publicou ainda uma série de artigos em 2025: 1. RIBEIRO, F. A.CEI, Vitor . “Francisco Aurelio Ribeiro faz 70 anos: entrevista literária”. Fernão, v. 7, p. 22-71, 2025; 2. AHNERT, Igor R. ; CEI, Vitor . “O leitor de poesia segundo entrevistas com vinte poetas brasileiros contemporâneos”. REVISTA DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LITERÁRIOS, v. 30, p. 255-282, 2025; 3. MENDES JUNIOR, Jerson O. ; CEI, Vitor . “A escrita de mulheres negras e as cosmopercepções africanas em Mata Doce (2023), de Luciany Aparecida”. TERRA ROXA E OUTRAS TERRAS, v. 45, p. 62-77, 2025; 4. CEI, Vitor; OLIVEIRA, G. N. D. . Bufo & Spallanzani, de Rubem Fonseca: entre o niilismo e o ceticismo. TODAS AS MUSAS: REVISTA DE LITERATURA E DAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS DA ARTE (ONLINE), v. 16, p. 120-140, 2025. Vitor Cei organizou os livros OLIVEIRA, M. V. X. (Org.) ; SANTOS, Vitor Cei (Org.) ; SANCHEZ, J. E. L. M. (Org.) . Ensaios em Direito e Literatura: uma busca de diálogo entre saberes. 1. ed. São Carlos/SP: De Castro, 2025. v. 1. 280p e CEI, Vitor. Notícia da atual literatura brasileira III: entrevistas. 1. ed. Vitória: Cousa, 2025. v. 1. 224p. Publicou ainda os capítulos de livro CEI, Vitor. Uma relha só lâmina ou a morte do genocida. In: Ovídio Poli Junior; Olga Yamashiro. (Org.). Prêmio Off Flip 2025: conto, crônica, poesia. 1ed.Paraty: Selo Off Flip, 2025, v. 1, p. 497-497 e CEI, Vitor. A Literaluta de João Cezar de Castro Rocha: o direito à leitura literária frente à guerra cultural bolsonarista. In: José Luís Jobim; Roberto Acízelo de Souza. (Org.). Literatura, cultura e política: a obra de João Cezar de Castro Rocha em questão. 1ed.Rio de Janeiro, RJ: Edições Makunaima, 2025, v. , p. 669-682. Dowload gratuito https://www.edicoesmakunaima.com.br/2025/11/26/literatura-cultura-e-politica-a-obra-de-joao-cezar-de-castro-rocha-em-questao/?fbclid=PAb21jcAOjhWpleHRuA2FlbQIxMQBzcnRjBmFwcF9pZA81NjcwNjczNDMzNTI0MjcAAac9hdGUykl2yBHaviNv7XxUZyENJHgAOzQ5gHtn6_4Ndmflu-2vQW96611RXw_aem_-aCWt7V-07sEdpqN_31u-A

O professor Wilberth Salgueiro, pesquisador do CNPq, possui vasta produção na área da literatura e vem realizando um trabalho atento e minucioso como Diretor e editor da Editora da Universidade Federal do Espírito Santo (Edufes), além de ser colunista do expressivo jornal Rascunho. Wilberth Salgueiro organizou com Maria Amélia Dalvi o XXVII Congresso de Estudos Literários – 80 anos de A rosa do povo, de Drummond, realizado no PPGL Ufes. Além desse evento, o PPGL sediou o Colóquio Internacional Arte e Política: rastros da violência no Brasil, na América Latina e em espectros além-mar, organizado por Gaspar Paz, Thays Alves Costa, Roney Jesus Ribeiro, Thaynã Targa, Cristina Pratas Cruzeiro e Margarida Alves, além de uma comissão significativa de mestrandas/os e doutorandas/os do PPGL com Monick do Santos, Amanda Coura, Guilherme Medeiros, Simara Amorim e Thaynah Bettini. Este Colóquio Internacional recebeu financiamento da Fapes. 

Essa retrospectiva é uma pequena amostragem da expressiva atuação de docentes e discentes do PPGL. Outros trabalhos ainda serão divulgados em postagens, instagram e boletins do Programa.

Tags: 
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910