Nota de repúdio contra o ataque sofrido pela exposição “Traduzindo o genocídio: o projeto Gaza”,
Considerando os acontecimentos recentes relacionados à exposição “Traduzindo o genocídio: o projeto Gaza”, organizada por turmas de Letras-Inglês sob orientação da Profa. Junia Zaidan, o Departamento de Línguas e Letras apresenta a nota de repúdio aprovada na 2ª reunião extraordinária do dia 29/08/2025.
NOTA DE REPÚDIO
O Departamento de Línguas e Letras da UFES repudia veementemente o ataque sofrido pela exposição “Traduzindo o genocídio: o projeto Gaza”, organizada pelas turmas de Letras-Inglês sob orientação da professora Junia Claudia Santana de Mattos Zaidan.
Assim como o povo palestino é silenciado e vilipendiado em sua própria terra, também aqui foi silenciada a discussão crítica sobre a Palestina; assim como hospitais, escolas e espaços civis são atacados em Gaza, também a universidade pública e os saberes científicos foram atingidos neste ato de intolerância.
O DLL reafirma seu apoio à docente e a cada estudante envolvido e compromete-se com a reinstalação da exposição, garantindo espaço de fala para a organização e para os alunos em cada curso de Letras, com devida autorização dos seus Colegiados, sobre a importância desse trabalho para sua formação crítica e cidadã.
