Name: SÂMELLA PRISCILA FERREIRA ALMEIDA

Publication date: 01/10/2021
Advisor:

Namesort descending Role
MARIA AMÉLIA DALVI SALGUEIRO Advisor *

Examining board:

Namesort descending Role
ANA CAROLINA GALVÃO MARSÍGLIA Internal Alternate *
ARLENE BATISTA DA SILVA Internal Examiner *
MARIA AMÉLIA DALVI SALGUEIRO Advisor *
ROBSON LOUREIRO Internal Alternate *

Summary: Esta é uma pesquisa teórico-bibliográfica, de abordagem materialista históricodialética, que teve como objetivo apreender contribuições da teoria pedagógica histórico-crítica para o ensino da Literatura, a partir de uma revisão bibliográfica integrativa. Foram analisados, prioritariamente, trabalhos presentes no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) que relacionaram de maneira direta o “Ensino de Literatura” e/ou a “Leitura Literária” à “Pedagogia Histórico-Crítica”. Tomamos o pressuposto da pedagogia histórico-crítica de que a tarefa da educação escolar é identificar as formas mais desenvolvidas do saber objetivo produzido historicamente, a fim de convertê-las em saber escolar, transmissível e assimilável no ambiente da escola, a fim de permitir ao homem singular a humanização que lhe é genérica. Desse pressuposto, elaboramos os índices que orientaram a leitura e a análise das pesquisas encontradas, a saber: 1) De que maneira e por que o trabalho com a literatura é importante para a formação humana; 2) Como identificar e escolher os conteúdos a serem trabalhados nas aulas de literatura; 3) Como tornar tais conteúdos transmissíveis e assimiláveis, adequando-os às possibilidades materiais do trabalho docente. A partir desses indicadores, sistematizamos contribuições
produzidas no campo da pedagogia histórico-crítica para o ensino da literatura,
realizando uma leitura comparativa e crítica do que já foi feito até o momento e, sinalizando, quando possível, as tarefas prementes para os próximos anos.

Palavras-chave: Ensino de literatura; Leitura literária; Pedagogia histórico-crítica; Materialismo histórico-dialético.

Access to document

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910