Name: SAID LEONARDO DIAZ SAENZ
Publication date: 28/05/2020
Examining board:
Name | Role |
---|---|
ANDRESSA ZOI NATHANAILIDIS | External Examiner * |
FABÍOLA SIMÃO PADILHA TREFZGER | Internal Alternate * |
PAULO MUNIZ DA SILVA | External Alternate * |
PAULO ROBERTO DE SOUZA DUTRA | Internal Examiner * |
PEDRO ANTONIO FREIRE | External Examiner * |
Pages
Summary: Esta pesquisa contrapõe duas perspectivas artísticas produzidas na década dos
sessenta sobre a cidade de São Paulo, o livro de poemas Rua (1961), escrito por
Guilherme de Almeida, que vem acompanhado de fotografias; e o diário de Carolina
Maria de Jesus intitulado Quarto de despejo: diário de uma favelada, de
(1960). Para compreender as diferenças estéticas entre as duas obras partiremos
de quatro conceitos fenomenológicos: reconhecimento, olhar, percurso e a
referência. Os quais rastreiam a forma em que ideologicamente se realiza o
encontro do artista com o outro, a partir de uma compreensão dialética da
experiência com a imagem. A obra de Guilherme de Almeida representa seus
encontros com marginais e mulheres por meio de uma não implicação com o outro,
através de uma contemplação voyerista - olhando sem ser observado práxis que
leva a uma representação na que o outro é concebido como paisagem, produzindo
uma relação de poder e reificando o outro, já que nessa interação a reciprocidade
é apagada, o observado não pode inverter sua posição e passar a ser o
observador. Por outro lado, Carolina Maria de Jesus em sua obra parte de uma
práxis em que existe uma reciprocidade visual e verbal, o que leva a que o outro
possa ser representado como sujeito participativo. Em sua obra se destaca
poeticamente uma imagem em que a pobreza se produz por causa de uma relação
de classe, plasmada em uma demanda de reconhecimento que se contrapõe à
concepção da miséria como produto da vontade individual. Sua obra, desse modo,
constitui uma forma estética importante na representação da pobreza.
Palavras-chaves: reconhecimento, olhar, percurso, referente, ideologia, pobreza.