Summary: A partir da última década do século XX, a princípio de forma tímida, pesquisadores da área dos estudos clássicos começaram a debruçar seu olhar sobre os estudos de recepção. Sem dúvida pelo influxo da teoria da recepção, mas rapidamente dela se afastando, os estudos clássicos passaram a encampar estudos de uma vasta gama de material pós-clássico tradicionalmente estudado em outras áreas sob diversas nomenclaturas: história da leitura/do livro, estudos de tradução, estudos pós-coloniais, medievais, novilatinos. Na prática, ganhou-se a percepção de que o profissional conhecedor do mundo antigo, em especial aqui o grego e o latino, tinha algo a contribuir no estudo de outros objetos que não os da antiguidade per se, porque o clássico e o antigo, longe de morrer e desaparecer, haviam deixado uma marca, haviam permanecido de alguma forma na sociedade ocidental e em seus produtos culturais. Assim, os estudos clássicos, na virada do milênio, vê sua área de atuação ampliada: o estudo do clássico agora inclui Milton e Erasmo, o filme Gladiador e um romance publicado em 2005; o próprio conceito de clássico, e portanto de estudos clássicos, sofreu uma transformação. Reflexos dessa nova atitude frente à área são, para citar alguns exemplos, a presença de uma linha de estudos de recepção reconhecida pela American Philological Association; a subárea reception, acrescida em 2001 ao Research Assessment Exercise no Reino Unido; o lançamento do Companion to Classical Receptions em 2008, como parte da respeitada coleção Blackwell Companions to the Ancient World; o lançamento da revista acadêmica Classical Receptions Journal pela Oxford, em 2009. No Brasil, a área vem despertando algum interesse, ainda incipiente. Nossa pesquisa busca, num primeiro momento, levantar as diversas teorias subjacentes a esta mudança do conceito de clássico e dos estudos de sua permanência e recepção, aplicando,em um segundo momento, estes conceitos a objetos culturais em língua portuguesa.

Starting date: 01/08/2011
Deadline (months): 24

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Coordinator * LENI RIBEIRO LEITE
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