Summary: Trata-se de uma proposta teórico-prática de experimentação estética a partir do exercício de criação poético-musical em duas perspectivas: 1. “Impressões nômades” (escritos, ensaios poéticos, crônicas e poemas que tematizam a vivência e a percepção política dos deslocamentos e transitoriedades cotidianas); 2. “Confluências” (composição de músicas e letras populares, por meio da valorização de ritmos brasileiros e latino-americanos variados, objetivando a construção de um repertório para registro e gravação experimental em estúdio. Os enfoques 1 e 2 serão abordados de forma expandida, transgredindo fronteiras e limites entre música e poesia. Para complementar esse processo, faremos análises de criações poético-musicais específicas com extensões em outras linguagens, tais como: o teatro, o cinema e as artes plásticas. Analisaremos ainda o contexto social e político de criações de cancioneiros populares e de movimentos culturais a partir de vertentes etnomusicológicas e literárias.

No que concerne ao primeiro tópico do projeto, trata-se de uma reelaboração crítica, a partir de impressões poéticas. Pretende-se, assim, lançar um olhar vindouro a problemas e questionamentos da realidade brasileira. É mostrando um nomadismo que troca de peles, de gestos, de sonoridades, de apelos, de desejos que se quer construir uma espécie de arqueologia poética. Como ressalta Didi-Huberman no livro Cascas “Isso significa pelo menos duas coisas. Primeiro, que a arte da memória não se reduz ao inventário dos objetos trazidos à luz, objetos claramente visíveis. Depois, que a arqueologia não é apenas uma técnica para explorar o passado, mas também, e principalmente, uma anamnese para compreender o presente”. E um dos traços significativos dessa compreensão está ligado à percepção social.
Com relação ao segundo tópico, trata-se de experimentar e interpretar a música popular brasileira em diálogo aberto com a literatura. A ideia é uma seleção de repertório (que envolve também criação de canções e aproximações entre música e poesia) que expresse diálogos entre expressões artísticas e culturais, dando vozes a temáticas sociopolíticas, bem como mostrando influências de uma pluralidade de gêneros e vertentes musicais brasileiras.

Starting date: 24/06/2024
Deadline (months): 24

Participants:

Rolesort descending Name
Coordinator * GASPAR LEAL PAZ
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910