Literature and Arts

Code: PLET5510
Course: Em construção
Credits: 4
Hourly load: 60

Bibliography: 1. ADORNO, Theodor. Teoria Estética. 2 ed. Lisboa: Edições 70, 2008.
2. AVELLAR, José Carlos. O chão da palavra: cinema e literatura no Brasil. Rio de Janeiro: Rocco, 2007.
3. BARTHES. A Câmara clara. 12. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2011.
4. BENJAMIN, Walter. Walter Benjamin. Textos Escolhidos. Magia e técnica. Arte e política. 6 ed. São Paulo: Brasiliense, 1996.
5. BUENO, André (org.). Literatura e sociedade: narrativa, poesia, cinema, teatro e canção popular. Rio de Janeiro: 7Letras, 2006.
6. CARLOS, Josely Teixeira. Palavra escrita (Bilac, Iessiênin e Augusto de Campos) e palavra cantada (Toquinho e Belchior): aspectos estilísticos do poema e da canção na Literatura e na MPB. Per Musi, Belo Horizonte, n. 29, pp. 86-101, 2014.
7. CASTILHO, Luís Heleno Montoril del; SANTOS, Frederico Ewerton Almeida dos. Relações intersemióticas entre literatura, cinema, artes plásticas e desenho em dois romances de Márcio de Souza. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, Brasília, pp. 235-260, 2013.
8. EAGLETON, Terry. A ideologia da estética. Tradução de Mauro Sá Rego Costa. Rio: Jorge Zahar, 1993.
9. GUILLÉN, Claudio. Entre lo uno e lo diverso: introducción a la literatura comparada (ayer y hoy). Barcelona: Tusquets, 2005.
10. HUTCHEON, Linda. A poética do pós-modernismo. Tradução de Ricardo Cruz. Rio de Janeiro: Imago, 1991.
11. JAMESON, Fredric. Espaço e imagem - Teorias do pós-moderno e outros ensaios. 2 ed. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1995.
12. JOZEF, Bella. Cinema e literatura: algumas reflexões. Contexto, Vitória, n. 17, pp. 237-251, 2010.
13. LESSING, G.E. Laocoonte ou sobre as fronteiras da cultura e da poesia. 2 ed. Tradução de Márcio Seligmann-Silva. São Paulo: Iluminuras. 2011.
14. LÉVI-STRAUSS, Claude. Olhar, escutar, ler. São Paulo: Cia das Letras, 1997.
15. MACHADO, Arlindo. Máquina e imaginário: o desafio das poéticas tecnológicas. 2 ed. São Paulo: EDUSP, 2001.
16. NESTROVSKI, Arthur (org.). Lendo música: 10 ensaios sobre 10 canções. São Paulo: Publifolha, 2007.
17. PERINI, Ruy. Música e poesia: uma leitura intersemiótica de Paul Celan. Contexto, Vitória, n.11, pp. 109-126, 2004.
18. PIGNATARI, Décio. Semiótica e literatura. 3. ed. São Paulo: Ateliê, 2004.
19. PLAZA, Júlio. Tradução intersemiótica. 2 ed. São Paulo: Perspectiva, 2013.
20. PRAZ, Mário. Literatura e Artes Visuais. Tradução de José Paulo Paes. São Paulo: Cultrix, 1982. (1º ed. ingl. 1974).
21. RODRIGUES, Éder. Uma leitura performática da peça O rato no muro, de Hilda Hilst. Contexto, Vitória, n. 18, pp. 93-113, 2010.
22. SANTAELLA, Lúcia & NOTH, Winfried. Imagem: cognição, semiótica, mídia. 4 ed. São Paulo: Iluminuras, 2009.
23. SOURIAU, Etienne. A Correspondência das Artes (Elementos de Estética Comparada). Tradução de Maria Cecília Queiroz de Moraes Pinto. São Paulo: Cultrix, s.d.
24. SÜSSEKIND, Flora. O Cinematógrafo das letras. São Paulo, Cia das Letras, 1992.
25. TATIT, Luiz. O cancionista: composição de canções no Brasil; segunda edição. São Paulo: Edusp, 2002.
26. WISNIK, José Miguel. Sem receita: ensaios e canções. São Paulo: Publifolha, 2004.
27. ZUMTHOR, Paul. Introdução à poesia oral. Tradução de Jerusa P. Ferreira, Maria L. D. Pochat, Maria I. Almeida. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910