DebatePapo com Frederico Garcia Fernandes
No dia 18 de setembro de 2024, a partir das 19h, na sala 204 do edifício Luísa Lopes, o PPGL/Ufes receberá o prof. Dr. Frederico Garcia Fernandes para mais um evento da série DebatePapo, sob mediação da prof.ª Dr.ª Maria Amélia Dalvi. Na ocasião, o professor e romancista abordará seu recente romance Submissa Gramática dos Corpos. Trata-se de mais uma atividade de consolidação e ampliação da linha de pesquisa recém-criada no Programa, denominada Literatura: Escrita Criativa, Tradução e Ensino.
O professor Dr. Frederico Garcia Fernandes dedica-se às relações entre oralidade, sonoridade e literatura; à produção poética na letra e na voz, tendo como enfoques mitos, lendas e causos de moradores ribeirinhos do Pantanal sulmatogrossense; à poesia urbana de rappers londrinenses; à poesia neovanguardista perfomática circulada em festivais poéticos e em coletivos poéticos. Foi um dos criadores da revista Boitatá, durante o período que coordenou o GT de Literatura Oral e Popular da ANPOLL (2004-2008). Atualmente, produz e apresenta a coluna literária "Literatura Viva", veiculada pela Rádio UEL FM 107,09. Mestre e doutor em Letras, participou de estágios de pós-doutorado no Canadá (Programa Visiting International Scholar, da Brock University - 2008-2009), e na Itália (Estágio Sênior CAPES - Università di Bologna - 2014-2015). Desde 1998, é professor junto à Universidade Estadual de Londrina, na qual desenvolve atividades de ensino e pesquisa com alunos da graduação e da pós-graduação. Em 2018, foi professor visitante junto à Minjiang University (China). Coordenou o Comitê de Assessoramento em Letras, Linguística e Artes da Fundação Araucária, entre 2013-2017. Foi presidente da ANPOLL - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Letras e Linguística, entre 2018 e 2021 e, desde 2020, é coordenador do Fórum de Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes (FCHSSALLA), no qual trabalha com políticas de financiamento e de gestão de pesquisa nas humanidades.
Submissa Gramática dos Corpos (Editora Caravana, 2024) tem como pano de fundo um dos momentos mais marcantes do século XXI, uma pandemia que levou a óbito quase 7 milhões de pessoas em todo o planeta. O autor, professor universitário e pesquisador, conduziu um projeto de recolha de narrativas orais durante a pandemia, entrevistando moradores de rua, autoridades religiosas, políticas, empresários, professores, músicos, artistas, produzindo um acervo de primeiras impressões, falas cruas que expressam temores, tensões, solidariedade e crueldade. O romance se originou num conjunto de 50 entrevistas que colocam a nu um país dividido politicamente e uma sociedade assumindo despudoradamente o discurso de instrumentalização da vida e de destruição de corpos. O autor optou por um experimentalismo narrativo, não apenas porque o romance é um porvir, sendo que nele cabem inúmeras formas do dizer, mas porque diante da complexidade dos fatos, não cabe a linearidade temporal e muito menos narrativa. Dizemos para quem? Quem é capaz de escutar num momento de desespero? As personagens conversam, mas não ouvem, sendo impotentes para trazer o outro, como se vivessem um imperativo do dizer, sem saberem o que deve ser dito ou para quem estão falando, deixando-se reger pela submissão à gramática de seu corpo. O que está em foco é o corpo em sua normalidade? Mas o que pode ser considerado normal diante dos acontecimentos que vivenciamos recentemente? Esses são alguns dos temas que Frederico Garcia Fernandes, autor do livro, irá debater com o público.