Confluências literárias na obra de Gerd Bornheim

Resumo: Estudo das contribuições de Gerd Bornheim (1929-2002) para a abertura, ampliação e consolidação de temas estético-filosóficos no Brasil a partir das convergências literárias presentes em sua obra. A literatura foi importante para Bornheim nas incursões pelo sentido da língua e da pulsação rítmica dos arranjos simbólicos. Além da leitura de mundo e do aprendizado das coisas pela palavra – ora ficcionalizando-as, ora expondo a carnadura real –, a literatura marcou a trajetória do autor como modo de disseminar um insopitável espírito crítico, cuja verve moldou sua ensaística. Nesse sentido, abordaremos ao menos seis pontos de confluências literárias em seus trabalhos: 1. A aproximação entre poetas-pensadores e filósofos-poetas; 2. O convívio, a interlocução e a influência direta de escritores brasileiros em suas pesquisas; 3. A forma como a literatura se faz presente em seus escritos; 4. Escritos performativos entre a cena e o texto: literatura e teatro; 5. As tensões políticas vivenciadas por Bornheim nos anos 60 e 70 (na ditadura civil-militar) e o modo como as perspectivas estético-político-literárias ganham corpo na correspondência do autor, em textos esparsos e em entrevistas concedidas à mídia e a revistas acadêmicas; 6. A tradução como forma de pensamento e tomada de posição: a linguagem dinâmica e participativa e o fluxo da língua viva.

Gerd Bornheim foi um dos expoentes da filosofia e da crítica artística e cultural no Brasil e seu modo de expressão foi influenciado por perspectivas literárias. Dedicou-se ao ensino e à pesquisa universitária, atuando como professor na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e em universidades estrangeiras. Além disso, nos legou vasta e importante produção ensaística. Entre suas publicações, sublinhamos: Teatro: a cena dividida (LP&M, 1983); O sentido e a máscara (Perspectiva, 1992); Brecht: a estética do teatro (Graal, 1992); Páginas de filosofia da arte (UAPÊ, 1998); O conceito de descobrimento (EDUERJ, 1998); O idiota e o espírito objetivo (UAPÊ, 1998); Sartre: metafísica e existencialismo (Perspectiva, 2000); Metafísica e finitude (Perspectiva, 2001), entre outras.

Ao valorizar e discutir o impacto desse legado, o grupo de pesquisa “Crítica e experiência estética”, cujas atividades coordeno, vem se debruçando sobre as dimensões estético-filosóficas, histórico-culturais e políticas da obra de Bornheim. Desde 2015 as/os integrantes do grupo estudam as correntes de pensamento e os autores que influenciaram Bornheim, assim como as produções artísticas, filosóficas e culturais analisadas por ele em suas publicações. Esses estudos têm gerado resultados significativos que aparecem expressos em projetos temáticos, organizações de publicações, produção de artigos, eventos, colaborações institucionais e pesquisas de graduação, iniciação científica, mestrado e doutorado acadêmicos.

É importante que se diga que essa trajetória se inicia com a interlocução que mantive com Gerd Bornheim de 1999 a 2002. Em 2006, organizei com Rosa Dias e Ana Lucia de Oliveira o evento e a publicação Arte brasileira e filosofia. Ensaio aberto Gerd Bornheim, que contou com a participação de Benedito Nunes, Bento Prado Jr., Déborah Danowski, Olgária Matos, André Queiroz, Julio Bressane, Samuel Araújo, Luiz Orlandi, Maria Cristina Franco Ferraz, Peter Pál Pelbart, Ana Cristina Chiara entre outras/os. Esse evento e os diálogos e colaborações dele decorrentes motivaram o projeto de pesquisa de doutorado que desenvolvi na UERJ (com período Sanduíche na Sorbonne) sobre as “Interpretações de linguagens artísticas em Gerd Bornheim”. Foi a partir dessa pesquisa que passei a organizar o acervo documental do autor, com ações continuadas e aprofundadas, posteriormente, em pós-doutorado na USP e na Sorbonne. Um dos resultados importantes do acúmulo dessas pesquisas foi a organização, apresentação e notas do livro de Gerd Bornheim Temas de filosofia, publicado pela editora da Universidade de São Paulo (Edusp) em 2015.

A partir de 2015, no Departamento de Teoria da Arte e Música e no Programa de Pós-graduação em Artes da Ufes, desenvolvemos três projetos temáticos que encetaram nossa proposta atual: “Crítica e experiência estética em Gerd Bornheim”, “Vida e obra de Gerd Bornheim. Correspondência, recensões e datiloscritos originais sobre Filosofia da Arte” e “Vida e obra de Gerd Bornheim. Correspondência, entrevistas e escritos originais” (este com financiamento da FAPES). Deles resultaram a revisão e adaptação (para livro) da tese de doutorado Interpretação de linguagens artísticas em Gerd Bornheim (Gaspar Paz, 2019), a publicação do livro de Bornheim Ensaios e conferências sobre teatro, literatura, artes plásticas, música e crítica de arte (publicado pela Edufes em 2022), organização de Gaspar Paz, Thays Alves Costa e Erika Mariano, com prefácio de Rodrigo Duarte, e o livro de Bornheim intitulado Filosofia e política, organização Gaspar Paz e Thaynã Targa, com prefácio de Marilena Chauí. Este último está no prelo e tem previsão de publicação em 2023 pela Edufes. Se de um lado Ensaios e conferências, obra composta com textos da última fase de produção do autor (de 1998 a 2002), dá prosseguimento às pesquisas publicadas em Páginas de filosofia da arte; Filosofia e política, por sua vez, é chave para compreender todo o legado intelectual do filósofo brasileiro. A partir da organização dessas duas publicações passamos a perceber com mais detalhe os engendramentos literários da obra de Gerd Bornheim. Essa percepção se expandiu ainda mais por meio do trabalho do grupo de pesquisa em torno da correspondência do autor (que revela uma interessante verve poética), e ao analisar a poeticidade dos textos sobre artes plásticas e os estudos (datiloscritos e manuscritos) de Bornheim sobre as experiências estéticas de Rilke, Hölderlin, Brecht, Beckett, Nelson Rodrigues, Drummond, Hecker Filho, Sartre, Jacobbi entre outros.

Data de início: 19/06/2023
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Doutorado THAYS ALVES COSTA
Aluno Doutorado LAYS GAUDIO CARNEIRO
Aluno Doutorado RONEY JESUS RIBEIRO
Aluno Mestrado ANIELLE PAOLA DE PAULA LOPES
Coordenador GASPAR LEAL PAZ
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910