Transcriações e Poemas: a ética e a estética à luz da tradução intersemiótica

Resumo: A tradução intersemiótica ou “transmutação” foi definida pela primeira vez em 1959, pelo linguista Roman Jakobson. O autor a definiu como sendo “a interpretação dos signos verbais por meio dos signos não verbais” (JAKOBSON, 2003, p. 64). Atualmente, o termo adquiriu maior abrangência. Plaza (2005), um dos mais atuantes pesquisadores da tradução intersemiótica no Brasil, dispõe sobre a inexistência de categorias estanques e ratifica a retextualização fluídica entre signos de natureza diferentes, admitindo, portanto, a existência de um processo criativo e transformador estabelecido entre textos distintos.
Neste projeto, assumiremos como foco as traduções intersemióticas que, em diferentes épocas, associam o poema, matéria-prima da performance, aos demais campos artísticos. Buscamos, pelo método indutivo, compreender de que maneira se dão as associações entre a literatura e as outras artes (o teatro, a música, o cinema, a dança, a pintura, a fotografia, etc.); e que significações sugerem, sobretudo no que concerne ao ambiente social e ao tempo histórico em que foram produzidas e/ou estão inseridas.
Da ópera-recreio ao spoken word, da canção de câmara ao rap, da fotografia artística à dança contemporânea... Assumiremos como objeto de estudos produções estabelecidas em diferentes épocas, nas quais os enunciados se voltam à abordagens temáticas que escapam às narrativas oficiais e buscam despertar o debate entre os homens, a respeito de questões complexas, a exemplo da desigualdade social, do racismo, da corrupção, da desigualdade entre os gêneros, da realidade de trabalhadores, de imigrantes e refugiados etc.
A presente investigação contempla etapas distintas, a saber: (I) levantamento bibliográfico-teórico acerca da tradução intersemiótica; (II) análise do material levantado, (III) Interpretações, pautadas na tradução intersemiótica, do material levantado, (IV) publicação dos resultados da pesquisa. Entre os autores que viabilizarão o aporte teórico deste trabalho estão Júlio Plaza (2005); Sandra Loureiro dos Reis (2011); Patrice Pavis (2005); Lucia Santaella (2000), entre outros.

Data de início: 02/04/2020
Prazo (meses): 48

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador ANDRESSA ZOI NATHANAILIDIS
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910