INCURSÕES EM ESCRITA DE MULHERES:
REPRESENTAÇÕES DA PÁRIA EM CARMEN DA SILVA E PATRÍCIA GALVÃO

Nome: MARISTELA RODRIGUES LOPES

Data de publicação: 31/07/2023

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
MARIA MIRTIS CASER Orientador

Resumo: De 1960 para cá, impulsionada pela crítica feminista, a literatura produzida por mulheres tem
alcançado maior visibilidade nos estudos literários, que têm recuperado o legado daquelas
autoras que se encontram à margem do cânone. Esse é o caso de Carmen da Silva (1919-1985)
e Patrícia Galvão (1910-1962), cujos romances são objeto desta tese, que investiga a
representação da pária. Inicialmente, a partir do pensamento de Flora Tristan (2000; 2015) e
Eleni Varikas (1989; 2014; 2015), discorre-se sobre aspectos políticos e estéticos em torno
dessa categoria, de modo a inserir as autoras no campo dessa discussão. Depois, considera-se a
memória, em seu caráter performativo, como espaço político da pária, o que resultará na
constatação de que pode ocorrer memoricídio tanto na esfera política quanto no campo literário.
Ademais, se constata, também, a performatividade das narrativas em análise. Servem de
arcabouço teórico, nesse segundo momento da tese, as contribuições de Graciela Ravetti (2002),
Diana Taylor (2002), Márcio Seligmann-Silva (2003), Fernando Báez (2010), Roland Walter
(2013), Nelson Werneck Sodré (2010), Jaime Ginzburg (2017), Eurídice Figueiredo (2017;
2020), entre outras. Por fim, investiga-se a pária nos romances Parque Industrial (1933), de
Patrícia Galvão, Sangue sem dono (1964) e Fuga em setembro (1973), e na novela “Dalva na
rua mar” (1965), de Carmen da Silva, tendo como principal diretriz teórica Mikhail Bakhtin
(2002; 2006; 2015), com ênfase nos conceitos heterodiscurso e dialogismo. Assim, resulta desta
tese a defesa da ideia de que a pária tem, no gênero romanesco, o locus privilegiado para a sua
representação e resistência.

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