O vitupério satírico de base iâmbica

Nome: IANA LIMA CORDEIRO
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 27/07/2023
Orientador:

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RAIMUNDO NONATO BARBOSA DE CARVALHO Orientador

Banca:

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ALEXANDRE AGNOLON Examinador Externo
ARLENE BATISTA DA SILVA Suplente Interno
CAMILLA FERREIRA PAULINO DA SILVA Suplente Externo
FABÍOLA SIMÃO PADILHA TREFZGER Examinador Interno
LAURA RIBEIRO DA SILVEIRA Examinador Interno

Páginas

Resumo: RESUMOO iambo grego, produzido na Grécia Arcaica entre os séculos VII e VI a.C.por Arquíloco de Paros, Semônides de Amorgos e Hipônax de Éfeso, ficou conhecido pela forte presença da invectiva, i.e., o ataque a alvos ou comportamentoscontemporâneos. Observamoseste aspecto também na sátira romana imperial, produzida entre os séculos I a.C. e II d.C., pelos autores Lucílio, Horácio, Pérsio e Juvenal.A aproximação entre ambosos gênerosjá havia sido estabelecida pelogramático Diomedes, que define tantoo iambo quanto a sátira utilizando-seda mesma expressão: canto maledicente (carmen maledicum). Desta forma, considerando que, apesar da grande distância temporal entre ambos, temos Calímaco de Cirene no período helenístico compondo iambos segundo o modelo de Hipônax e sendo imitado por Horácio, propomos a aproximação entre o vitupério iâmbicoarcaico e o satírico romano. Para demonstrar essa semelhança, analisamos as proximidades temáticas a partir de cinco eixos: a constituição da personapoética, o cumprimento da invectiva pessoal, o vitupério direcionado a mulheres, a moralidade comocritério para ataque a alvos, e, por fim, a linguagem obscena para se referir a órgãos e relações sexuais.

PALAVRAS-CHAVE: Vitupério. Invectiva. Iambo grego. Sátira romana.

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