Apropriações do bovarismo na crítica acadêmica brasileira

Nome: CAMILA DAVID DALVI
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 28/09/2016
Orientador:

Nomeordem crescente Papel
JÚLIA MARIA COSTA DE ALMEIDA Orientador

Banca:

Nomeordem crescente Papel
RAIMUNDO NONATO BARBOSA DE CARVALHO Suplente Interno
MARIA AMÉLIA DALVI SALGUEIRO Examinador Interno
LETÍCIA QUEIROZ DE CARVALHO Examinador Externo
KARINA BERSAN ROCHA Examinador Externo
JÚLIA MARIA COSTA DE ALMEIDA Orientador

Páginas

Resumo: O trabalho analisa apropriações do conceito de bovarismo por uma
comunidade interpretativa específica do Brasil: a crítica acadêmica. Para
tanto, o historiador Roger Chartier, em seus conceitos de apropriações e
comunidades interpretativas, será ponto importante. Na primeira parte da
tese, composta por três capítulos, após uma discussão sobre Gustave
Flaubert, sua política literária e Madame Bovary (1857), faz-se um percurso
do que seria o bovarismo como noção e, a seguir, com o amparo de Delueze
e Guattari, como conceito filosófico, tendo sido primeiramente cunhado por
Jules de Gaultier. Examina-se também a recepção do conceito e da filosofia
gaultieriana na comunidade interpretativa francesa a partir de estudiosos
como Delphine Jayot, Per Buvik e Didier Philippot. Na segunda parte da tese,
forma-se um corpus de análise, inspirado no arquivo de Michel Foucault,
composto por teses e dissertações de estudiosos brasileiros e
disponibilizadas em domínios virtuais para se analisarem, quantitativa e
qualitativamente, as ocorrências dispersivas do termo. Dessa varredura
exaustiva, depuram-se três troncos significativos básicos para o conceito de
bovarismo na comunidade interpretativa acadêmica brasileira a serem
detalhadamente discutidos e inter-relacionados.

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