Som e Silêncio dos Versos: Melopeia de Ezra Pound na Poesia de Arnaldo Antunes

Nome: RAFAEL ALEXANDRE GOMES DOS PRAZERES
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 30/05/2016
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
VIVIANA MÓNICA VERMES Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANDRÉ DOMINGUES DOS SANTOS Examinador Externo
ANDRESSA ZOI NATHANAILIDIS Suplente Externo
JORGE LUIZ DO NASCIMENTO Suplente Interno
VIVIANA MÓNICA VERMES Orientador
WILBERTH CLAYTHON FERREIRA SALGUEIRO Examinador Interno

Resumo: O som e o silêncio na poesia possibilita o primeiro contato entre texto e leitor/ouvinte, de modo a antecipar traços do seu significado. O presente trabalho se propôs a analisar os poemas o meu tempo, mundo cão e mesmo de Arnaldo Antunes a partir do conceito de melopeia de Ezra Pound, na perspectiva de pôr em relevo os três aspectos da leitura de um poema (imagem, som e significado), valorizando a sonoridade como elemento crucial para a resolução dos seus enigmas. O objetivo do estudo consistiu em identificar, nos poemas, o quanto as unidades macro e micro da musicalidade fornecem pistas similares àquelas apresentadas pela imagem e às encontradas no significado das palavras em prol do sentido de cada um deles, tal como ocorreu desde os cantos védicos, passando pelos cantos clássicos, pelos diversos cantos medievais e ecoando nos cantos modernos. Para o desenvolvimento e elucidação dos caminhos selecionados na análise foram necessárias as contribuições poéticas de Arnaldo Antunes (1993a e 2009) e suas observações críticas em Antunes (2000a e 2006a). Em torno do conceito de Melopeia, recorreu-se aos conceitos estabelecidos por Ezra Pound (1968, 1976 e 2006a). Também como suporte teórico foi necessário identificar como a poesia oral e a performance atreladas à voz e ao corpo se relacionam com a música presente nos poemas, a partir das contribuições de Paul Zumthor (2010 e 2014). Para observar a atualização do canto da poesia na contemporaneidade e também suas diferentes maneiras de entoação, sobretudo nos séculos XX com as vanguardas e XXI com as tecnologias , foram imprescindíveis os esforços teóricos de Philadelpho Menezes (1992), Augusto de Campos, Haroldo de Campos, Décio Pignatari (1975), Pierre Lévy (2010) e Tatit (2012), dentre outros. Este trabalho conclui que a musicalidade inscrita na poesia é elemento fundamental para um alcance amplificado do seu significado. Desse modo, evidencia a necessidade de um olhar mais focado e voltado para uma análise balanceada entre todas as informações presentes no poema.
Palavras-chave:Arnaldo Antunes, Ezra Pound, Melopeia, Poesia

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