Poéticas da visualidade: a literatura multigenérica na cena contemporânea brasileira

Nome: DAISE DE SOUZA PIMENTEL
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 27/10/2014

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANDRÉIA PENHA DELMASCHIO Examinador Externo
DENEVAL SIQUEIRA DE AZEVEDO FILHO Orientador
FABÍOLA SIMÃO PADILHA TREFZGER Examinador Interno
GERALDO MAJELLA DE SOUZA Examinador Externo
JAIR MIRANDA DE PAIVA Examinador Interno

Páginas

Resumo: A minha tese versa sobre o entrelaçamento de linguagens na literatura brasileira contemporânea, com o foco em Nuno Ramos. Na sua obra literária encontramos a mescla de linguagens. Esta é a parte central da tese que defendo. Há outras questões colaterais que estão interconectadas, reveladas ao longo do trabalho.
Faço breves análises de algumas das obras literárias de Nuno Ramos, como Cujo (1993), O pão do corvo (2001), Ensaio Geral (2007), Ó (2008) e Junco (2011) em paralelo com algumas de suas obras plásticas. Ao fazer o percurso da arte no século XX até o século XXI, abordo questões relativas ao desenvolvimento da arte neste período, assim como aos termos usados para definir o tempo presente: pósmodernidade, hipermodernidade e contemporaneidade. O instrumental filosófico encontra em Walter Benjamin, Michel Foucault, Maurice Merleau-Ponty, Jacques Rancière e Georges Didi-Huberman as bases para o desenvolvimento de questões sobre a cena contemporânea. Sobre as artes visuais, os estudos de Catherine Millet, de Hal Foster, de Anne Cauqueline e de Georges Didi-Huberman permitiramme obter algumas noções sobre a arte dos nossos dias. Em relação à literatura brasileira das últimas décadas, as contribuições de Karl Erik Schøllhammer, Lucia Helena, Helena Bonito Pereira, entre outras, deram-me uma visão do panorama atual. Além dos textos de Nuno Ramos, trago contos de Silviano Santiago, Sérgio SantAnna, João Gilberto Noll e um romance de Lourenço Mutarelli, autores de destaque no cenário da literatura multigenérica brasileira vigente.
Palavras-chave: Pós-modernidade. Hipermodernidade. Contemporaneidade.
Gêneros híbridos. Instalações textuais.

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