Autonomia engajamento em fim de partida: o jogo da linguagem entre Adorno e Beckett

Nome: FILIPE MARINHO DE OLIVEIRA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 29/05/2017
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
WILBERTH CLAYTHON FERREIRA SALGUEIRO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
FRANCISCO ELIAS SIMÃO MERÇON Examinador Externo
PEDRO ANTONIO FREIRE Suplente Interno
ROBSON LOUREIRO Examinador Interno
VITOR CEI SANTOS Suplente Externo
WILBERTH CLAYTHON FERREIRA SALGUEIRO Orientador

Resumo: Este estudo se caracteriza como uma pesquisa teórica, cuja finalidade é investigar, na obra do dramaturgo Samuel Beckett e no materialismo dialético do filósofo alemão Theodor Adorno, a relação entre literatura e filosofia ao analisar os diálogos entre os conceitos de arte engajada e autônoma na constelação de Adorno e uma das mais significativas obras de Beckett (Fim de Partida). Para tanto, realiza-se uma interpretação estética da obra, tomando como referência o conceito de conteúdo de verdade da obra tal como apresentado por Adorno. Entendido como a resolução do enigma da obra de arte obtido pela reflexão filosófica, o conteúdo de verdade é essencial para evidenciar a presença da autonomia e do engajamento na mesma obra.

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