A rosa do povo de Drummond e a poética da luta de classes

Nome: LUCIANA RODRIGUES DO NASCIMENTO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 22/02/2017
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
LUÍS EUSTÁQUIO SOARES Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ALINE PRÚCOLI DE SOUZA Examinador Externo
FABIANA CURTO FEITOSA Suplente Externo
JUNIA CLAUDIA SANTANA DE MATTOS ZAIDAN Examinador Interno
LUÍS EUSTÁQUIO SOARES Orientador
ORLANDO LOPES ALBERTINO Suplente Interno

Resumo: A indiscernibilidade entre literatura, política e história na obra A Rosa do Povo (1945), de Carlos Drummond de Andrade é a mola propulsora desta Dissertação de Mestrado, sob a orientação teórica concernente aos pensamentos de Ernst Bloch (princípio de esperança); Fredric Jameson (utopia, inconsciente político, artefato cultural como ato socialmente simbólico), Nietzsche (niilismos ativo e passivo), Jacques Rancière (os regimes da arte, a partilha do sensível, os axiomas para combater o niilismo) e Raymond Willams (atualização do conceito de tragédia), entre outros que nos ajudarão, pelo meio do caminho, a sedimentar nossa proposição: de que a poética drummondiana, sobretudo a da coletânea de 1945, possui um inconsciente político, inserto no regime estético da arte que nos possibilitará empreender uma luta de classe poética, com base nos postulados do Marxismo, de Karl Marx e Friedrich Engels, em Ideologia Alemã (2007), contra a ideologia das classes dominantes, inclusive, a da crítica literária e da poesia.

PALAVRAS-CHAVE: Poesia Social. Regime Estético da arte. Marxismo. Luta de Classes. Niilismo. Utopia.

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