CONTOS DE GRIMM (1812-1815): DOS SIGNIFICANTES NA REPRESENTAÇÃO DA VEROSSIMILHANÇA ARTÍSTICO-LITERÁRIA OU ARISTOTÉLICA

Nome: Lícia Cristina Dalcin de Almeida
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 15/12/2016
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Ester Abreu Vieira de Oliveira Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Edna Parra Candido Suplente Externo
Eduardo Fernando Baunilha Examinador Externo
Ester Abreu Vieira de Oliveira Orientador
Francisco Aurelio Ribeiro Examinador Externo
Jorge Luiz do Nascimento Suplente Interno
Luís Eustáquio Soares Examinador Interno
Renata Oliveira Bomfim Examinador Interno

Resumo: Esta leitura se processa a partir da ideia da verossimilhança clássica, artísticoliterária ou aristotélica como “verossimilhança psicológica”, ou seja, que depende do contraste dos significantes de uma obra com os do receptor.
Assim, essa verossimilhança configura uma “impressão de verdade” que se dá
por reprodução, no receptor, de efetivas sensações experimentadas diante do
mundo real. O conceito de significante que norteia esta abordagem é o da linha
psicanalítica de Lacan. “Verdade” ou “mundo real” aqui dependem de linhas
teóricas voltadas para representação e linguagem, como Kant, Nietzsche,
Freud, o próprio Lacan, Wittgenstein e outros pesquisadores, mormente leitores desses enumerados. Aristóteles é o teórico da verossimilhança - que ele associou a “ações de caráter elevado” as quais devem se desenvolver
conforme a “necessidade”. Ao conceito de “necessidade” associamos o desejo
da linha psicanalítica lacaniana, que configura a sequência de inscrições
significantes operadas sob a ordem de um sujeito. Por esse caminho,
apontamos em significantes de contos de Grimm (da primeira edição) ações
verossímeis e também inverossímeis. Do mesmo modo, também mostramos
traços que encaminham para a viabilidade da noção de um “grimmismo”, ou
estética que terá norteado a composição literária dos dois irmãos.

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