Literatura e Docência

Código: PLET-5552
Curso: Mestrado em Letras
Créditos: 2
Carga horária: 30
Ementa: Estudos relacionados a pelo menos um dos seguintes eixos: a) Textos e sistemas literários nos processos de educação & processos de educação nos textos e sistemas literários. b) Formação e trabalho dos professores de Literatura na educação básica e no ensino superior. c) Questões ético-estéticas nos processos de educação literária: desigualdade, democracia e resistência. d) Ensino de literatura africana, afro-brasileira e indígena na educação básica e superior. e) Literatura em língua de sinais e seu ensino. f) História do ensino de literatura no Brasil: constituição do campo, embates político-pedagógicos e desdobramentos empíricos. g) Literatura na escola contemporânea: tendências e possibilidades teórico-metodológicas; orientações oficiais; livros didáticos, paradidáticos e literários; critérios de seleção de textos, de procedimentos de ensino e avaliação; experiências literárias e espaços escolares; mediação de leitura e escrita literárias; apropriação pedagógica e transformação de conhecimentos do campo literário.
Bibliografia: Bibliografia obrigatória (5 títulos):
1. LEITE, Ligia Chiappini Moraes. Reinvenção da Catedral: língua, literatura, comunicação: novas tecnologias, políticas de ensino. São Paulo: Editora Cortez, 2005.
2. DALVI, Maria Amélia; REZENDE, Neide Luzia de; JOVER-FALEIROS, Rita. (Orgs.). Leitura de literatura na escola. São Paulo, SP: Parábola, 2013.
3. LEAHY-DIOS, Cyana. Educação literária como metáfora social – desvios e rumos. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
4. MORTATTI, Maria do Rosário. Leitura, literatura e escola: sobre a formação do gosto. 2a. ed. São Paulo: Martins Fontes - Selo Martins, 2011.
5. ZILBERMAN, Regina; SILVA, EZEQUIEL Theodoro da. Literatura e pedagogia: ponto e contraponto. 2. ed. São Paulo: Global; Campinas: ALB, 2008.

Bibliografia complementar (10 títulos):
1. ALVES, José Hélder Pinheiro (Org). Memórias da Borborema 4: discutindo a literatura e seu ensino. Campina Grande: Associação Brasileira de Literatura Comparada, 2014. Disponível em: < http://www.abralic.org.br/downloads/livros
produzidos-pela-gestao/04-MEMORIAS-DA-BORBOREMA.pdf >. Acesso em 25 jun. 2017.
2. AMÂNCIO, Íris Maria da Costa et al. Literaturas africanas e afro-brasileiras na prática pedagógica. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
3. BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. [S. Trad.]. Porto Alegre: Zouk, 2010.
4. JOUVE, Vincent. Porquoi étudier la littérature? Paris: Armand Colin, 2010.
5. PAES, José Paulo. Aventura literária: ensaio sobre ficção e ficções. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
6. PAIVA, Aparecida (Org.). Literatura fora da caixa: o PNBE na escola – distribuição, circulação e leitura. São Paulo: Editora Unesp, 2012.
7. REVISTA CONTEXTO. n. 27 (2015). Dossiê Educação Literária e Ensino de Literatura. Organização de Delia Fajardo Salinas, Maria Amélia Dalvi e Regina Zilberman. Disponível em: < http://periodicos.ufes.br/contexto/issue/view/569 >. Acesso em 26 jun. 2017.
8. SHOWALTER, Elaine. Teaching Literature. London: Blackwell, 2003.
9. SILVA, Arlene Batista da. Literatura em Libras e educação literária de surdos: um estudo da coleção “Educação de Surdos” e de vídeos literários em Libras compartilhados na Internet. Tese de Doutorado (Letras). Universidade Federal do Espírito Santo, 2015.
10. TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Rio de Janeiro: Difel, 2009.

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