Estágio Não Obrigatório

Critérios para Concessão de Autorização de Estágio Não-Obrigatório para os Alunos do Curso de Letras-Inglês

 

 

1. Os pedidos para autorização de estágio ou de avaliação de relatório de estágio devem estar acompanhados de cópia do horário individual do semestre letivo em andamento e do histórico escolar do último semestre letivo cursado.

 

2. O contrato de estágio terá duração de 6 meses, podendo, a critério da Coordenação do Curso de Letras-Inglês, ser renovado posteriormente.

 

3. O estágio deve estar necessariamente ligado à área de atuação dos alunos do Curso de Letras-Inglês (ou seja, ao ensino de língua inglesa e/ou de literaturas de língua inglesa) e terá carga horária máxima de 20 (vinte) horas semanais.

 

4. É permitido ao aluno participar apenas de um programa de estágio por vez, mesmo que a carga horária limite de 20 (vinte) horas semanais não tenha sido atingida. 

 

5. Para ter direito ao estágio não-obrigatório, o aluno deverá estar periodizado de acordo com o semestre de ingresso no curso e matriculado em todas as disciplinas do período que estiver cursando (Resolução 13/92 CEPE, Anexo II)

 

            § 1º Na eventualidade de até 1 (uma) reprovação em um determinado semestre, o aluno poderá ser considerado periodizado contanto que se matricule na disciplina em que houve a reprovação e em todas as disciplinas do período seguinte que não estejam bloqueadas por pré-requisito.

            § 2º No caso previsto no parágrafo anterior, e enquanto estiver cursando disciplinas em 2 (dois) turnos distintos na graduação, o aluno terá automaticamente sua carga horária de estágio limitada a, no máximo, 12 (doze) horas semanais, das quais  09 (nove) de aulas propriamente ditas e 03 (três) reservadas para planejamento das aulas.

            § 3º Caso o aluno não curse a disciplina em que aconteceu a reprovação ou fique novamente reprovado na mesma disciplina,  perderá automaticamente o direito ao estágio não-obrigatório.

 

6. O aluno deverá ter o coeficiente mínimo de 7,0 e estar pelo menos no 3º período, como prevê o Projeto Pedagógico do Curso de Letras Inglês, respaldado pela Resolulção 74/2010 do CEPE.

 

7. A renovação do estágio poderá não ser autorizada no caso de uma queda significativa do desempenho acadêmico do aluno ou de um desempenho insatisfatório atestado pela instituição que oferece o estágio.

 

8. Em hipótese alguma poderá o estagiário realizar qualquer atividade no horário das aulas da graduação sob pena de não ter seu contrato renovado no semestre seguinte.

 

9. Durante o semestre, o Colegiado comunicará à instituição de estágio eventuais reprovações por falta ou abandono de alguma disciplina pelo aluno para que haja cancelamento imediato do contrato de estágio.

 

10. Para a atuação no Centro de Línguas (UFES), a reprovação em uma disciplina não implica inelegibilidade ao estágio desde que o aluno se matricule na referida disciplina e a curse simultaneamente com as do período seguinte. Neste caso, o candidato ministrará, no máximo 3 turmas e 2 programas diferentes.

 

11. Estagiários no Centro de Língua (UFES) poderão ministrar no máximo 5 turmas e 3 programas distintos.

 

 

12. Os casos omissos serão solucionados pelo Colegiado de Curso de Letras-Inglês.

 

Observações:

Pedidos de Concessão de Estágio e/ou de avaliação de Relatório de Estágio deverão ser protocolados na SIC (Ramal 4009-7797) com antecedência mínima de 3 dias úteis.

 

 

(Postado por Prof.ª Dra. Grace Alves da Paixão, em 24 de outubro de 2016)

Transparência Pública
Acesso à informação
Reuni

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910