Debate-Papo com Paula Sibilia (UFF) - 19-09-2017 às 15h

O PPGL/Ufes convida para o Debate-Papo com a professora Drª. Paula Sibilia (UFF), no dia 19/09/2017, às 15h, no prédio Bárbara Weinberg.

Mostrar-se como personagem na contemporaneidade: Tensões entre espetáculo e (des)controle

Desde a virada do século XX para o XXI tem se intensificado a tendência rumo a uma crescente espetacularização de si, um movimento que abrange todos os âmbitos artísticos e midiáticos, com forte incidência na literatura. Em sintonia com a estrondosa popularização dos dispositivos digitais de comunicação e informação, têm-se desenvolvido modos cada vez mais "performáticos" de ser e estar no mundo, que requerem um cuidadoso esforço de curadoria e edição, sempre sob o risco de se perder o controle do próprio relato. O Debate-Papo abordará essas questões.

Paula Sibilia é autora dos livros O homem pós-orgânico: Corpo, subjetividade e tecnologias digitais (2002), O show do eu: A intimidade como espetáculo (2008), e Redes ou Paredes: A escola em tempos de dispersão (2012), todos  publicados também em espanhol. Fez graduação em Comunicação e em Antropologia na Universidade de Buenos Aires (UBA), mestrado em Comunicação (UFF), doutorado em Saúde Coletiva (IMS-UERJ) e doutorado em Comunicação e Cultura (ECO-UFRJ). Em 2012 realizou um pós-doutorado na Université Paris VIII, da França, com bolsa da CAPES. Atualmente é professora do Departamento de Estudos Culturais e Mídia, bem como do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM), na Universidade Federal Fluminense (UFF), além de ser bolsista do CNPq. Mais informações em www.paulasibilia.com.