Curso concentrado de dramaturgia com Prof. Sebastián Huber (Argentina)

Divulgamos o curso concentrado "Dramaturgia no espaço. O afeto e o criador rapsoda", com carga horária de 15h, ministrado pelo prof. Sebastián Huber (UNCPBA, Argentina). O curso acontecerá entre os dias 17 e 21/09, de 18h às 21h.

Resumo: O curso propõe uma ida e volta da página para o espaço: o exercício de uma escrita surgida em um corpo para dialogar depois com os outros e que, a partir de imagens próprias, multiplica suas possibilidades de produção de sentido. De uma concepção ampliada da noção de dramaturgia, vamos tentar gerar materiais cênicos que, incompletos, dinâmicos, nos permitam uma composição que, antes de dar respostas, nos questione em nossos papéis como participantes do ato artístico.

Sebastián Huber é dramaturgo, diretor e docente pesquisador. Graduado em Teatro pela Facultad de Arte da UNCPBA, fez estudos de pós-graduação na Universidad Autónoma de Barcelona, onde concluiu o mestrado em Estudos Teatrais. Na capital catalana trabalhou como dramaturgo no grupo LAminimAL, no Obrador Internacional de Dramaturgia, sala Beckett. Em 2013, realizou residência artística no Institut de Recherche en Estudes Théâtrales IRET da Université Sobonne Nouvelle, Paris 3.

Sua primeira obra dramatúrgica se chamou 48 entre 11 y 12. Conmoriencia, e foi premiada no Concurso de Autores Tandilenses 2007, tendo sua estreia ocorrido no ano seguinte na sala La Fábrica. Em 2012, ocorreria a estreia de Viento na Asociación de Performers, Artistas y Poetas Asociados de Barcelona, com direção do autor; a obra seria reencenada em 2013 em Tandil e, em 2014, em Guanajuato, México, com direção de David Eudave.

Em 2013, recebeu a Bolsa para Escritores do Fondo Nacional de las Artes, e coordenou um laboratorio de criação que, durante sete meses, pesquisou os limites da abstração no teatro. Como fruto desse trabalho, escreveu e encenou Especie, treaduzida  para o português por Rafaela Scardino e editada por Cousa.

Atualmente, Sebastián Huber trabalha como docente na cátedra Práctica Integrada de Teatro II da Licenciatura en Teatro, Facultad de Arte, UNCPBA de Tandil. Ministra também o seminário “Técnicas y estudios sobre el cuerpo del actor” no Mestrado em Teatro da mesma Universidade. Em Córdoba participa do grupo Efimerodramas, coletivo de artistas que pesquisa sobre escrita performática e arte de ação.